Saia da inércia e viva melhor!

Comece a caminhar hoje mesmo.

Se você anseia por qualidade de vida, ande mais. Principalmente se faz parte do expressivo grupo de brasileiros sedentários. 

Já foi comprovado que tempo excessivo de inatividade está, sim, associado a maior risco de morte. Em 2016, a ONU estimou que, todos os anos, cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças ligadas à falta de exercícios físicos, o que faz deste um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade.

O bom é que pra começar a se mexer, você não precisa de muito. A caminhada é o exercício físico mais democrático que existe e você precisará somente de um tênis confortável, uma garrafinha d’água e um lugar seguro (que pode ser o parque da cidade, o seu bairro ou até mesmo a esteira da academia) para começar. 

Essa prática é uma super aliada da saúde (tanto do corpo quanto da mente), além de ser acessível à maioria, mas se ainda não te convenci, aqui vai uma lista das vantagens comprovadas da caminhada:

– Os movimentos da caminhada envolvem vários grupos musculares diferentes, o que resultará num aumento substancial do gasto energético diário;

– A força muscular sobre os ossos estimula o aumento da massa óssea, evitando osteoporose. Exercícios como a hidroginástica e a natação, por exemplo, não trazem esses benefícios.

– O exercício aumenta gradativamente a capacidade cardiorrespiratória. Dessa forma você ganha fôlego! 

– Redução dos níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides;

– Melhora a circulação sanguínea e diminui o inchaço (principalmente das pernas);

– Promove liberação de endorfina, aquele hormônio que traz uma deliciosa sensação de bem estar e, consequentemente, alivia o estresse.

Experimente começar com trinta minutos diários e muito em breve vai sentir os resultados. Para garantir bons efeitos, a prática deve ser regular, então defina os dias de caminhada e não falhe com você mesmo. Atente-se para vestir um calçado adequado e para manter a boa postura enquanto caminha. Com o decorrer dos meses, é importante variar os estímulos gradualmente: ande mais rápido, aumente o tempo de caminhada, encare as inclinações. 

Prezar por uma vida ativa só trará vantagens à sua saúde. 

O que está esperando?

Até mais, 

Coach Rampasso
Educador Físico/ Expert Rating Personal Trainer (USA)

[Referências bibliográficas:]

SAMPAIO, A. Os benefícios da caminhada na qualidade de vida dos adultos. (Dissertação de Licenciatura) – Faculdade de Desporto da Universidade de Porto, 2007.

SIMÕES, C.M.; CARVALHO, J.G.; MORAIS, M.B. Exercícios físicos e osteoporose. Saúde em Movimento. UFSCAR, 2002.ROSITO, M.P.;SCHNEIDER,R.H. Caracterização de idosos, portadores de doenças osteo-musculares e articulares, atendidos em um Hospital Universitário. Anais: V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação, PUCRS, 2010.


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